terça-feira, 22 de setembro de 2009

Indicação das terças: Alëna Lavdovskaya



Na História da Arte Mundial, a Rússia teve seu papel fundamental quando influenciou o mundo com as Vanguardas. Tanto o Suprematismo quanto o Concretismo transformaram o modo de se fazer e pensar a arte, este último partindo de conceitos e explorando questões fundamentais como o papel da própria arte em uma sociedade. Assim como seus antecessores, hoje, muitos artistas russos também se destacam no campo artístico e contribuem para perpetuar o valor que a arte russa possui.
É o caso de Alena Lavdovskaya, designer e ilustradora nascida em Moscou, que possui uma habilidade com o desenho desprovida de qualquer inexpressividade. A artista vem ganhando espaço na cena fashion mundial, desenvolvendo trabalhos de ilustração para revistas importantes,como Elle girl, e para exibições como Kate me or Hate me para a Topshop.



Para o deleite de quem acompanha o trabalho da artista, Alena disponibilizou em sua página na internet um sketchbook, com esboços feitos por ela à lápis e também à tinta. Nele estão principalmente desenhos de mulheres com referências aos anos 80, como blaisers de ombro pontudo, acessórios estilo Moschino e cabelos e atitude à moda Grace Jones. Suas modelos possuem características próprias, com formas que servem como uma espécie de assinatura. Seu traço remete ao das mulheres do quadrinista espanhol Esteban Maroto, na HQ Cinco por Infinitus. Em ambos os rostos – na mulher de Alena e na de Maroto – identificam-se traços sofisticados, rostos marcados por belos lábios e olhos definidos e realçados.





No entanto, a artista levanta uma dúvida com relação a algumas imagens de suas mulheres: não se sabe ao certo se ela faz uma bricolagem de referências de décadas passadas - dos anos 40,50 ou 80 - ou se ela realmente consegue identificar elementos da moda do passado nas mulheres de hoje. Em outras palavras, fica difícil saber se ela desenha mulheres de outras épocas ou se ela capta uma fashionista contemporânea. Uma vez que a moda e os editoriais resgatam muito dos tipos de momentos anteriores, a cronologia da moda na arte de Alëna não é conclusiva.Pelo menos em seus rascunhos.




Em uma outra série de ilustrações, Alëna utiliza um contorno colorido em volta das modelos, destacando-as do fundo e reforçando a ideia e o traço de desenho.Igualmente, as roupas se evidenciam e se distinguem do fundo gráfico.
Em Kate me or Hate me, ela se utilizou do mesmo artifício para a série em que ilustra Kate Moss. Cabelos e seios ganham forma e o grau de realismo cede lugar à expressividade do desenho.





Certamente, a arte de Alëna Lavdovskaya nos leva a crer que os artistas russos podem, assim como no passado, deixar suas impressões na arte contemporânea.



Nenhum comentário: