terça-feira, 1 de setembro de 2009

Indicação das terças: Brigitte Waldach


Imagem,memória,percepção. São alguns dos diversos significados que a obra primorosa de Brigitte Waldach evoca. O trabalho da artista alemã, - nascida em Berlim - exposto no post de hoje, transcende à noção de uma arte puramente minimalista ou simplista. Os desenhos são simples e a cor é apenas o vermelho. Mas a riqueza de significados camufla-se sob o papel branco.
Nestas imagens, trabalhadas com guache, Brigitte opta pela expressividade do vermelho. Nas palavras de Roland Barthes, A cor é geralmente o espaço da pulsão. E certamente o é também nos desenhos de Waldach. O monocromático e os espaços vazios nos desenhos nos levam a focar na cena central, repleta de nuances e de sentido. Cada elemento representa-se relevante.

Pensar a respeito do espaço pictórico e como este é constituído é um dos múltiplos questionamentos que o trabalho de Waldach evoca. Apesar das imagens levarem à direções particulares propostas pela artista, ela cede espaço para interpretações e associações individuais. Convida o espectador a participar da cena, a buscar no complexo domínio da memória a sua própria percepção.

Este trabalho, exposto em galerias da europa, contém algumas implicações cinematográficas, nas palavras de alguns críticos. Como se referiu Kristine Kern, é possível captar nas obras de Waldach elementos surrealistas de David Lynch em Twin Peaks, referências de Alfred Hitchcock em The Birds e o vermelho de Nicolas Roeg em Don't Look Now.

O fato é que cada imagem construída por Brigitte Waldach constitui um universo próprio, um tempo particular.Cabe a nós, espectadores, aprofundarmos-nos na cena e em nós mesmos.














Um comentário:

Doktorarbeitfest disse...

Acho que tem umas imagens que me lembram o Kubrick - O iluminado. Bem legal!