terça-feira, 8 de setembro de 2009

Indicação das terças: Iain Crawford


Iain Crawford sabe potencializar a expressão do corpo e das cores. Cores que se espalham ao serem jogadas contra o corpo, que vestem como alta costura, em uma profusão artística que ultrapassa os limites do próprio corpo. As suas cores agem em câmera lenta, interpretam o personagem principal, mas dividem a cena com os olhos, que ora interagem ora se escapam. Estes ganham contornos, realces,pluralidade de tons.

Se as cores pulam do corpo e se espalham em algumas imagens, o mesmo faz a água, translúcida, em outras. Transparência em contraponto à opacidade aparente das cores utilizadas. E os olhos continuam realçados pela cor.

Igualmente presente, o preto e branco. Olhos com contorno negro, pesados,marcantes. Pele de porcelana.
Se não trabalha com o domínio das cores, trabalha com as tintas do próprio corpo. Sardas que se realçam pela luz, tom dos cabelos que se integram ao da pele.

Há ainda os corpos em movimento. Preto e branco, em um fundo escuro, envolvidos por um jogo de cores vibrantes, que salientam os tons da própria pele. E mais movimento.
O corpo fala. A imagem reage.


Escolho para hoje uma seleção de alguns dos belíssimos trabalhos do inglês Iain Crawford. Podem ser apreciados também no site do fotógrafo.





























Nenhum comentário: