terça-feira, 29 de setembro de 2009

Indicação das terças: Louise Paramor

Louise Paramour vem explorando as potencialidade da da pintura abstrata. Graduada em pintura pela West Australian Institute of Technology, em Perth, e pós-graduada pela Victorian College os Arts, em Melbourne, a artista inspira-se nos princípios do modernismo abstrato para criar suas obras. Paramour participou de inúmeras exibições tanto em grupo, como solo, inclusive na Alemanha, na Künstlerhaus Bethanien, em Berlim, e no Schloss Pillnitz, em Dresden. Além disso, possui belos trabalhos em exposições permanentes pela Austrália.
Recentemente expôs na Nellie Castan Gallery, Austrália, sua coleção Mood Bomb, que explora a combinação cromática com perfeição.

Em Mood Bomb, a cor parece ser o tema principal da obra. Nota-se um comprometimento na combinação ou na harmonia das cores adjacentes. Cores vibrantes como o amarelo ou o vermelho une-se à ausência do preto ou ao multicolor do branco. Em algumas pinturas, percebe-se um raciocínio em camadas de cores, que geram textura e enriquecem a visualidade do quadro.Na obra, formas fluidas e cores que parecem estar diluídas conferem o movimento ao quadro, lembrando imagens vistas através de microscópios. Ou como o nome da exposição sugere, bombas de cor.

Em Paramour a imaginação talvez fique por conta do espectador. Com os quadros justapostos lado a lado ou um abaixo do outro, para citar exemplos, é possível que o espectador faça um conexão subjetiva do significado de cada um deles e/ou do todo. Se há uma narrativa oculta, esta pode ser construída pela percepção visual e capacidade imaginativa de quem vê. Talvez resida aí a beleza do abstrato, em evocar uma interpretação pessoal, uma montagem primeiramente visual e em seguida mental. Não que isto não possa ser feito na arte figurativa ou em outras, mas o que pode ser revelado por trás de cores e formas não definidas despertam em mim algo de encantador.
Louise possui outros trabalhos muito interessantes, como o Show Court3, em que faz esculturas a partir de plástico em um estádio.
Abaixo, os quadros que fazem parte da coleção Mood Bomb.
Uma bomba visual.











Nenhum comentário: